DICAS

Visual sob medida
Zero Hora
Em entrevista de emprego, candidato deve ter cuidado na escolha da roupa, da maquiagem e até do perfume usado
Antes de começar a conversar com o candidato, os recrutadores costumam analisá-lo em busca de dicas visuais que possam traduzir um pouco da sua personalidade. Com a concorrência acirrada, uma boa aparência pode servir de critério de desempate na disputa por uma vaga. Para causar uma impressão positiva no recrutador, é preciso ter cuidado com os detalhes.

A consultora de etiqueta empresarial Doris Azevedo, autora do livro Etiqueta & Contra Etiqueta, sugere que o profissional pesquise sobre a empresa antes de se dirigir para a seleção. Depois de informar-se, fica mais fácil arrumar-se adequadamente para a ocasião.

– O melhor é usar o bom senso. Nada de querer seguir modismos, por exemplo, pois pode passar a imagem de que a pessoa não tem personalidade – adverte Doris.

Para os homens, a tarefa é um pouco mais simples. Basta vestir-se de acordo com o cargo desejado (com terno ou traje formal), estar com barba feita ou aparada e os cabelos cortados. A tarefa das mulheres torna-se um pouco mais complicada, porque envolve também acessórios e maquiagem.

A ala feminina, entretanto, tem a vantagem de usar desses artifícios a seu favor. Pequenos truques podem ser grandes aliados na hora de compor um visual harmonioso. Sadi Consati, consultor estratégico da linha de maquiagem Intense do Boticário, ensina que usar um blush bem esfumado nas maçãs do rosto ajuda a dar um ar de saúde à mulher. Marcos Costa, maquiador oficial da Natura, acrescenta que a candidata pode deixar o rosto com um tom uniforme, disfarçando manchas e imperfeições com a escolha a base certa para o seu tom de pele. Segundo Costa, o make up deve ser diferente dependendo da vaga para a qual se está buscando uma oportunidade:

– Para uma loja mais moderna, contemporânea, por exemplo, você pode usar uma maquiagem mais ousada, com um batom vermelho ou uma sombra mais colorida. Agora, se a entrevista for em uma empresa mais formal, opte por produtos mais neutros.

Mas não basta estar vestida adequadamente e bem maquiada se errar na mão no perfume. A escolha da fragrância pode revelar muito sobre o candidato, explica Cesar Veiga, pesquisador da Área de Desenvolvimento – Perfumaria do Grupo Boticário.

– Quando escolhemos uma fragrância, buscamos um meio para transmitir nossa personalidade, sentimentos e intenções – lembra Veiga, acrescentando que, além de escolher com cuidado o perfume, deve-se ter cautela na dosagem a ser aplicada.

Publicado em Zero Hora - 04/09/2010 | 17h19

Nenhum comentário:

Postar um comentário